Astigmatismo - 1.25

23:45 Sara Crasto 1 Comentários



Sempre me achei uma pessoa com boa visão, mas há umas semanas descobri com grande espanto que tinha 1.25 de astigmatismo no meu olho direito, o que significa que desse olho vejo tudo desfocado. Nunca me tinha apercebido, pois o meu olho esquerdo redobrava as forças para compensar a má visão do direito. Isto fez-me reflectir em duas situações completamente diferentes, mas que fazem todo o sentido.


A primeira é que ver bem é extremamente importante, isso ninguém tem dúvida nenhuma. Mas os nossos olhos estão limitados apenas ao mundo físico, essa limitação faz-nos perder e passar ao lado de coisas que, por vezes, poderão ser as mais lindas que os nossos olhos alguma vez verão. Infelizmente, a maioria dos seres humanos dá muita importância ao que os olhos vêm e esquecem-se que o mais importante é o que o nosso coração vê através dos nossos olhos. É esse olhar que nos fazer “ver” a amizade, o amor, a alegria, a verdade, a esperança. Olhos que, sem o coração, não passariam de meros guias para não chocarmos contra as paredes ou para não tropeçarmos nas pedras da calçada. Olhos que, sem coração, fariam de nós máquinas sem a essência e o calor que nos torna humanos. Há uma grande diferença entre ver bem e ter uma boa visão.

A segunda coisa que me tocou foi o esforço que o meu olho esquerdo fez para compensar a deficiência do direito. É uma incrível lição de vida, porque em tudo devemos ser assim, cada um de nós tem os nossos dons e talentos, mas também temos as nossas dificuldades e, muitas vezes, ao contrário do que o meu olho fez, deixamos que os outros pereçam na sua dificuldade. Aprendi que podemos sempre compensar a dificuldade do nosso próximo, podemos sempre dar valor ao seu esforço e aumentar os seus horizontes com os nossos talentos, dons e palavras. Porque afinal o que conta não é vencer sobre os outros, mas sim trazer os outros à vitória e isso é que nos faz caminhar em conjunto, assim como os meus olhos que juntos fazem com que eu consiga caminhar e vencer.

1 comentário:

  1. Olá, tudo bem? Eu tenho a mesma história que você!

    Tenho 21 anos e nunca tinha passado no oftalmologista, ontem passei e descobri que eu tenho astigmatismo 1.25 no olho esquerdo e eu não percebia até então. Procurei um médico, pois trabalho muito no computador e estava tendo dores de cabeça frequentes.
    Quando o médico disse que meu grau era alto e eu iria ter que usar óculos (e que não ia ser para descanso como imaginava) fiquei espantada. E no caminho pra casa comecei a tampar os olhos com a mão para ver a diferença de cada um, ai sim vi que de longe enxergava embaçado com o olho esquerdo; fiquei impressionada ao perceber o quanto nosso corpo se adapta, e na consulta o médico disse que um olho compensa o outro, porque meu olho direito não tem nada.
    Enfim, o médico ainda não me passou a guia para os óculos, pois disse que quer fazer vários exames antes. Inclusive acredito que tenho estrabismo também rs, nesse mesmo olho esquerdo, é como se fosse um estrabismo voluntário, dependendo do ângulo que eu olho, o olho esquerdo da uma entortadinha haha; e isso eu tenho desde pequena, mas minha mãe nunca cuidou.
    Me lembro que eu virava o olho as vezes (qual criança nunca fez isso?) ai ela ficava mandando eu parar kkk, mas nunca passou disso.
    Vou fazer 5 exames sábado agora: Fundoscopia, Paquímetria da Córnea, Ceratoscopia, Mapeamento de Retina, e Curva Tensional.
    Vamos ver no que dá, mas gostei muito do seu texto e me identifiquei bastante.

    Beijos,

    Drielle Sá @sadrielle

    ResponderEliminar