No Caminho da Vida
A vida é uma jornada. Para alguns longa. Para outros curta. Nesta jornada aprendemos a ser quem somos com os tropeços, os erros, com as vitórias e a luta pelos nossos sonhos. O caminho não é fácil, por vezes tortuoso e sombrio, assim como também pode ser cheio de luz e banhado com um radioso pôr do sol. A vida tem vários tipos de trilhos, uns tão emaranhados e densos que é quase impossível avançar, esses deixam marcas, arranhões, espinhos, farpas que apesar de nos magoarem e ferirem passam com o tempo. Outros trilhos são espaçosos e largos, onde recuperamos, por momentos, as forças e o fôlego para continuar esta jornada.
Nesse caminho, podemos contemplar as pequenas plantas a brotar do chão, as borboletas que rodopiam pelo ar ao sabor da brisa do vento, brisa essa que quando passa pelas árvores, faz com as folhas batam as palmas e invadam o ar como as suas cores de ouro e fogo. Também há dias no caminho, que a chuva e o vento causam estragos, que os trovões são tão fortes que estremecem a nossa estrutura, abalam o nosso caminhar, fazendo cair todo o nosso mundo e tudo ao nosso redor. Mas somos como as árvores, as raízes mantêm-nos de pé ou até mesmo se cairmos a vida continua a fluir em nós e faz-nos ressurgir das cinzas.
Nesta caminhada, somos acompanhados por outros peregrinos, que nem sempre seguem o mesmo sentido que nós. Há uns que nos acompanham brevemente, outros que caminham no sentido contrário, uns que nos fazem cair e outros que nos levantam e há outros que nós mesmos temos que levantar. Também há aqueles que caminham no mesmo sentido quase até ao fim da estrada, mas que por razões diferentes acabam por trilhar por outro caminho ou porque, simplesmente, o caminho deles chegou ao fim, acabam por nos deixar. Sem eles o caminho não será mais o mesmo.
Sabemos que valeu a pena quando olhamos para atrás e vemos o quanto crescemos, o quanto nos tornamos fortes e destemidos, o quanto ganhamos, com quem ganhamos, as lutas que travamos e vencemos. No final, é isso que conta e que nos faz sentir completos.
0 comentários: